quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Assim começa: o lixo do luxo

O lixo do luxo pretende ser um blogue ou qualquer coisa idêntica que tem como objectivo partilhar ideias e pensamentos sobre o lixo que inunda o nosso mundo, mas como o lixo é demasiado, a ideia será focar-me no lixo produzido diariamente, os resíduos e não noutro qualquer tipo de lixo intelectual.

O lixo enquanto matéria que não se perde e que demora bastante a transformar-se, ou talvez não, depende da nossa vontade...

O lixo do luxo pretende mostrar de forma mais ou menos aleatória como tanto lixo só pode mesmo existir numa sociedade com demasiado luxo, com demasiadas necessidades e nem sempre com demasiada felicidade.

Se me perguntarem porque sou assim, porque tenho esta mania inexplicável por pensar no lixo e em tudo o que ele significa, nem sei bem responder. Acho que já nasci assim, há quem nasça com jeito para ser futebolista, pintor, eu nasci com um pensamento social e ambiental intenso... talvez se deva um pouco à educação que tive, mas acho que isso não explica tudo.

Lembro-me de ser pequena e todos os meus coleguinhas da escola, no início do ano compravam todo o material novo, lápis, borrachas, canetas, etc... o primeiro dia de aulas era o dia de se comparar quem tinha a borracha mais engraçada. Sempre achei aquilo um tremendo disparate, se eu nunca gastava uma borracha inteira num ano, era óbvio que continuaria com a mesma... e sim, isto não era imposição dos meus pais, nem sequer me chamavam a atenção sobre o desperdícios do material escolar... aliás sempre tive isso mais em conta do que eles... mas o exagero de bens sempre me atrofiou um pouco, embora isso não significa que nunca ceda a certos desejos consumistas... mas bens materiais não passam disso mesmo...

A questão não é apenas o bem material por si, é tudo o que o reveste, uma quantidade de embalagens, imensas horas de transporte... é um gastar de energia e uma acumulação de resíduos sem explicação.

Porque é possível ser feliz, sem tantos bens materiais, sem tantos resíduos, mas se precisarmos de todos estes bens que não os deixemos chegar a resíduos e que quando chegam a este estado tratemos deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...