domingo, 9 de agosto de 2015

Polpa de tomate e a reutilização de frascos de vidro

Gosto de fazer conservas, comecei relativamente há pouco tempo, e gosto de tudo, doces, compotas, chutneys... mas bem quando comecei a fazer, fiz tantas, mas tantas que ainda tenho um stock considerável... só depois de fazer imensas comecei a perceber que quase ninguém as comia, por isso deixei de fazer. Aliás no que se refere a compotas e doces, a única que tenho feito é de tamarilho, lá por volta de Outubro/Novembro quando a árvore dá. Adoro aquele doce e como a árvore dá poucos frutos, no máximo faço 2 ou 3 frascos por ano.

Por isso a única conserva que continuo a fazer em doses "industriais" é polpa de tomate, não é bem igual à de compra, sendo mais um molho de tomate... costumo fazer uma quantidade que me dá quase para todo o ano. A quantidade que faço é proporcional aos tomates que o quintal produz, costumam ser bastantes.

Vantagens de a fazer:
1º gosto muito mais de a utilizar do que de utilizar polpa de tomate de compra;
2º os tomates do quintal não têm adubos, fertilizantes e coisas do género, logo são mais saborosos e penso que sejam melhores para a saúde;
3º passo um ano praticamente inteiro sem comprar polpa de tomate, nem tomate pelado, o que compro é muito pouco mesmo;
4º já que não compro, faço menos lixo, menos embalagens desperdiçadas;
5ª reutilizo imensos frascos que vou juntando durante o ano inteiro (bem este ano já tinha um stock tão grande que os que tinham as tampas mais velhas acabaram na reciclagem).

Desvantagens:
É preciso ter paciência e tempo, depende da quantidade que se faz claro.

O processo de fazer é simples, num tacho enche-se o fundo com cebola cortada às rodelas e o resto do tacho com tomate cortado aos pedaços (tirar o máximo de sementes que se consiga, mas se algumas passarem também não há problema). Eu costumo apertar o tomate com aquele utensílio de fazer puré até ficar mesmo pouco espaço livre. Cá em casa misturo todo o tipo de tomate que tenho, mas realmente o tomate chucha é o que mais rende. Tempera-se com um fio de azeite e um pouco de sal ou algumas ervas aromáticas à escolha (não exagero nos temperos porque depois quando se vai utilizar dependendo da comida podemos querer algo mais ou menos temperado). Depois ponho água até estar mais ou menos coberto. Quando está tudo cozido passo com a varinha mágica, deixo ferver e apago o lume.

O processo de corte
Imagem própria


O que mais me chateia é mesmo esterilizar os frascos, os quais já devem estar anteriormente lavados. O processo de esterilizar basicamente consiste em pô-los, juntamente com as suas tampas, numa panela com água quente até esta ferver. Depois deixar que o vapor da água desapareça do frasco, quando parece que está seco. Nesse momento podemos enche-los com a polpa de tomate, a qual ainda deve estar quente. Com os frascos cheios e bem fechados, pô-los novamente da panela cheia de água com a tampa virada para baixo e deixar que a água volte a ferver. Normalmente depois de apagar o lume deixo-os para o outro dia dentro da água. Este processo vai ajudar a criar vácuo. A partir daqui a polpa está pronta para ser consumida, depois de aberta deve ser guardada num frigorífico, antes disso costumo guardar os frascos num armário para não apanharem claridade.


Basicamente esta é a quantidade que fica daquele tacho de polpa de tomate (este ano já fiz 3 tachos cheios e ainda hei-de fazer mais que ainda temos tomate por aqui)
Imagem própria

Há quem compre frascos novos para fazer conservas, o que para mim é um contrasenso, afinal quero reaproveitar recursos. Mas na reutilização de frascos temos de ter em conta se as tampas não têm ferrugem e se vedam bem, só assim se consegue conservar por muito tempo, pois não permite que o ar entre em contacto com o produto. Claro que além disso, os frascos têm sempre de ser muito bem lavados.

O que sobra do tomate como será de imaginar é alimento para as galinhas, algumas sementes entretanto devem cair nos canteiros das flores que todos os anos costumam nascer tomates "selvagens" entre rosas e dálias.





Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...