quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Plantas - purificadoras do ar

Como todos sabemos, as plantas são cruciais para a nossa vida.

Ao consumirem o dióxido de carbono que nós humanos e todas as nossas actividades libertam numa quantidade cada vez maior, as plantas purificam o ar libertando o belo do oxigénio que nós precisamos.

Mas dentro das plantas há aquelas que têm ainda mais capacidade para purificar o ar, e algumas delas podem coabitar dentro da nossa casa, alegrando a nossa habitação, dando-lhe vitalidade, mas sobretudo purificando o ar. Segundo esta notícia Plantas que purificam o ar dentro de casa existem várias plantas que contribuem significativamente para purificar o ar que respiramos. Aqui neste blogue acrescentam outras plantas 12 plantas que purificam o ar e deixam tudo mais bonito.

Estas plantas conseguem absorver diversos gases e toxinas que todos os dias as nossas actividades libertam, cá em casa tenho várias. Nenhuma comprada por este motivo, mas que fico contente por lhes conhecer esta função.

Os meus fetos
Imagem própria

Aqui na imagem podem ver o grande orgulho e motivo de muitos elogios, os meus fetos ou samambaias (em português do Brasil), os quais foram herdados da minha mãe (ela adorava-os). Os fetos são plantas vasculares, o que significa basicamente que foram das primeiras plantas a aparecer no mundo e pelos vistos são boas a absorver metanal (não sei bem explicar o que é, mas vejam na Wikipédia - Metanal) e a neutralizar o xileno (Wikipédia - Xileno).  Eu não percebo muito ou aliás nada das concentrações de agentes químicos em ar ou solo (nem sei bem que terminologia usar), mas lembro-me de quando trabalhei em estudos ambientais, os meus colegas das áreas de química e ambiente passarem a vida a comparar a concentração dos diversos elementos ou agentes químicos (a minha ignorância é visível) com as tabelas dos limites de exposição à contaminação e consequentemente os perigos para seres humanos (trabalhadores ou moradores) e animais. Perigos relacionados com doenças, sendo que um que se destacava imenso era o das doenças cancerígenas.

Logo podemos não saber bem o que estamos a filtrar ou a diminuir a concentração, mas importa diminuir, a nossa saúde agradece e o ambiente também. As plantas não são apenas excelentes purificadoras de ar, mas também podem ser importantíssimas enquanto descontaminantes dos solos. Nos estudos que participei uma das hipóteses para os solos contaminados era a fitorremediação, solução bem mais barata e sustentável (isto digo eu) do que a remoção dos solos contaminados e a sua deposição em aterro. Mas também uma solução bem mais demorada, só viável, a longo, longo prazo.

Mas bem foi por causa da minha ideia da fitorremediação que um dia decidi semear muitos girassois no quintal, além de os achar lindos, li algures que eram bons para absorver algum contaminante, já não sei qual. Nem sei se tenho esse contaminante no meu quintal, não devo ter, mas sei lá, não custa nada tentar descontaminar e despoluir, mesmo o que não está contaminado nem poluído.

Ao fim e ao cabo, podemos não perceber nada de contaminação de solos ou de poluição do ar, nem de agentes químicos, nem temos de perceber, mas podemos sempre ter umas plantas para melhorar o ambiente e consequentemente a nossa saúde.


Além disto, li ainda algures que o caso concreto dos fetos são bons para a absorção da humidade, o que a ser verdade é bom para o tempo mais frio e chuvoso que aí vem. E calha mesmo bem que os meus fetos estão perto das casas-de-banho.

Por isso, em vez de comprarem um purificador de ar, mais um monstrengo para ir ocupar espaço, gastar energia e usar recursos, vamos escolher plantas. Vamos contribuir para o que precisamos para a nossa vida, oxigénio e um ar mais puro.



Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...