terça-feira, 15 de setembro de 2015

Vidro - o meu material preferido

Quando fiz a postagem sobre o cartão, O cartão e a China, referi que as minhas embalagens favoritas são as de vidro. Acho o vidro um material fantástico. Existem vários tipos de vidros, mas aqui vou considerar o vidro das embalagens (frascos, garrafas e potes) e os vidros domésticos (copos, taças, tigelas).

O vidro é feito de areia, a qual é extraída da natureza, o que causa muitas vezes problemas ambientais, uma vez que a extracção de areia em excesso, quer do leito dos rios ou do solo propriamente dito, pode contribuir para a alteração do solo, diminuição de vegetação, entre outros problemas. Além disto, o vidro tem outro problema já que não se decompõe de forma natural, a decomposição do vidro pode levar até 1 milhão de anos, na verdade nem se sabe muito bem quanto tempo pode demorar o vidro a decompor-se, é como se fosse eterno.

Então se o vidro tem estes problemas porque gosto tanto dele? Exactamente porque é quase eterno.

A utilização de vidro é quase infinita, a não ser que se parta. Ao escolhermos embalagens de vidro podemos reduzir bastante a utilização de novas embalagens, uma vez que podemos reutilizar as embalagens de vidro para o mesmo fim ou para outros fins. Além disso, a reciclagem do vidro é muito mais eficiente que a reciclagem de qualquer outro material.

O vidro é um material ideal para a reciclagem, uma vez que pode ser infinitamente reciclado (o que não acontece nem com o papel, nem com os plásticos), a quantidade de vidro velho a reciclar vai permitir produzir novamente a mesma quantidade de vidro novo. Com a vantagem que a reciclagem de vidro gasta muito menos energia e água do que se fazer vidro novo.

O vidro é também um material ideal para reutilizar, ao contrário do plástico que com o tempo se vai modificando e libertando toxinas, o vidro é inerte. Basta lavar e o vidro está como novo. Por isso acho óptima a ideia de garrafas com tara, as quais existem cada vez menos (não era suposto que as preocupações ambientais fizessem com que a garrafas com tara fossem cada vez mais usados?), haverá coisa melhor que as próprias empresas produtoras de bebidas voltarem a encher as mesmas garrafas sem necessidade de as reciclar?

Depois nós próprios a nível doméstico podemos reutilizar eternamente as nossas embalagens de vidro. Cá em casa costumo guardar os frascos, nos quais guardo compotas, conservas, ervas aromáticas, sementes, etc, etc. Os frascos também são óptimos para outras arrumações, botões, parafusos ou simplesmente para fazer porta canetas (os da loja são antigos frascos de doce). Relativamente às garrafas não as reutilizo tanto, a maioria acaba na reciclagem, mas vou sempre guardando algumas nas quais o meu namorado engarrafa algum vinho que lhe dão. Também reutilizo muitas vezes as garrafas de azeite ou groselha para guardar óleo de fritar batatas que tenha sido utilizado uma vez (acho mais seguro guardar em garrafas de vidro do que de plástico).

Com frascos e garrafas também se podem fazer excelentes peças de decoração, mas confesso que não costumo fazer.

Basicamente estas são as razões porque prefiro embalagens de vidro. Cá em casa, as embalagens de vidro que costumamos comprar são: alguns enlatados (enfrascados neste caso); vinho; cerveja; água com gás; groselha; azeite (as garrafas de plástico de azeite não me convencem). E eventualmente algum doce ou polpa de tomate (raramente tenho de comprar estas coisas porque faço-as).



Alguns dos frascos que tinha há uns tempos na minha arrecadação
Imagem própria

No que toca ao meu stock de frascos de vidro, ao início foi complicado arranjar frascos, andei a pedir a toda a gente. Até que o meu tio que tem um restaurante começou a guardar frascos e pronto, agora tenho sempre uma imensidão, de tal forma que por vezes tenho mesmo de deitar uns para a reciclagem que já não tenho onde os guardar. Por isso se alguém precisar de frascos, fale comigo.

Relativamente aos vidros domésticos, os quais não podem ir para a reciclagem de vidro, infelizmente, também têm a minha preferência. Neste além dos copos e jarros que acho que todos normalmente usamos, adoro caixas de guardar alimentos de vidro. Porque mais uma vez são inertes, sempre impecavelmente limpas e sem problemas de libertar toxinas. Além disso tanto são boas caixas para guardar restos no frigorífico como para ir à mesa ou mesmo ao micro-ondas (eu não gosto muito de utilizar este electrodoméstico, mas com materiais plásticos nunca utilizo mesmo).

E pronto aqui está o meu material preferido para embalagens. Comprem embalagens de vidro, reutilizem-nas e depois reciclem-nas. Mas por favor não as ponham no lixo comum, nem as larguem por aí na natureza.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...