domingo, 4 de outubro de 2015

A importância das abelhas

Uma das coisas mais bonitas e que mais aprecio no meu quintal é ver as abelhas de flor em flor. Na Primavera quando há mais flores, a beleza das abelhas é algo fantástico de apreciar.

Nas minhas memórias de infância, acho que nunca ninguém me falou muito das abelhas, bem eu sabia que elas polinizavam as flores e que faziam mel, mas parece que a maioria das pessoas preferia matá-las do que propriamente apreciá-las. Como não costumo matar insectos, muito menos abelhas fico algo chateada quando alguém tenta matar alguma.

As abelhas são incrivelmente importantes para a nossa vida, a polinização é necessária para a diversidade biológica e consequentemente para a diversidade alimentar.

Mas pelos vistos, existem cada vez menos abelhas, por diversos motivos, mas mais uma vez por culpa humana, a quantidade de tóxicos utilizados nas plantações e as monoculturas são algumas das grandes causas. Mas melhor que eu, deixo-vos um vídeo que explica bem a questão relativa às abelhas. No vídeo dá para escolher legendas em português.


Já agora, gostaria também de partilhar uma opinião relativa à agricultuta, monocultura e tóxicos que saiu no outro dia no jornal Público. Agricultura, Alimentação e Natureza acho que explica um pouco o disparate da actualidade agrícola.

Em termos muitos simples, resumo assim:
  • A Europa produz mais do que consume;
  • Os europeus consumem mais do que necessário;
  • As monoculturas (mais produtivas em quantidade) eliminam as hipóteses de sobrevivência de diversas aves e insectos, prejudicando a agricultura e a biodiversidade;
  • As práticas agrícolas mais comuns prejudicam a conservação do solo, da água, da biodiversidade e da paisagem.
Nisto tudo podemos concluir que produzimos alimentos em excesso que nunca são consumidos, mesmo assim consumimos mais do que é necessário para a nossa saúde. As monoculturas e a agricultura intensiva cheias de tóxicos são necessários para essa super-produção a preços baixos. Mas essa super-produção é muito superior que as nossas necessidades, logo produzimos barato, para comprar barato para ir parar ao lixo. Enquanto isso acontece a qualidade do solo, da água e do ambiente em geral pioram.

E se a isto tudo juntarmos o facto de que produzimos alimentos em excesso, mas que mesmo assim não são distribuídos por toda a gente, ficamos a pensar que caminho este em que estamos. É completamente ilógico.

A super-produção desnecessária de hoje na Europa pode contribuir para a degradação completa que nos impedirá de produzir alimentos para as gerações futuras.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...