domingo, 14 de fevereiro de 2016

Bebé: banhos e massagens

O banho é mais que uma questão de higiene, o banho é muitas vezes, um momento revigorante e pode também ser um acto de amor, paz e tranquilidade para qualquer pessoa, incluindo para os bebés. Aliás, não apenas para os bebés humanos como aqui se pode ver.


Quando eu andava na aulas de preparação de parto, coisa que gostei muito, a enfermeira um dia disse-nos que uma ideia boa para os pais fazerem com os bebés era tomarem banho juntos. Na altura, ela referiu que normalmente a mãe tem muito contacto pele-a-pele com o bebé, mas o pai raramente tem. E o contacto pele-a-pele com o pai também faz falta ao bebé para estabelecer laços afectivos, então uma boa ideia era o pai e o bebé tomarem banho juntos. Assim, desde pequeninos.

A criação de laços afectivos é algo muito natural e instintivo, no entanto o ser humano muitas vezes afasta-se da sua natureza. Achamos que devemos cumprir determinadas regras sociais, em vez do que nos dita o nosso instinto. Muitas vezes acho que o nosso instinto adormece.

O meu menino desde que nasceu que adora tomar banho, afinal ele já estava habituado a água dentro de mim. Desde o início que o massajamos bastante durante o banho, ele fica num estado todo zen. Mas quando toma banho com o pai fica a coisa mais maravilhosa do mundo. Parece que todo ele está em harmonia com o universo, deitado no peito do pai com a aguinha quente. Fica ali imenso tempo com uma cara de felicidade, sem aí nem ui.

Entretanto como sou invejosa também quis ter o meu banho partilhado com ele. E sim, é a coisa melhor que há, nós os dois ali muito quentinhos e aconchegados. E para não acharem que desperdiço muita água, não encho a banheira, não ficamos todos dentro de água, só os pezinhos dele ficam dentro de água e ele fica aconchegado no meu peito, com uma toalhita molhada em água quente nas costas, enquanto vou deitando água quente no corpinho. Ele fica tão relaxado, todo feliz. Assim, como quem não quer a coisa encostei-lhe a maminha, ele começou a mamar e acho que nem estava a perceber o que se estava a passar. Acho que ele pensou que estava no paraíso, estar ali tão quentinho com água e a mamar, acho que foi a felicidade suprema.

Mas vamos ser realistas, afinal quem não gosta de tomar banho em conjunto? Acho que é das melhores coisas que há, a nível íntimo e na poupança de água, electricidade e gás. Bem a poupança é grande se for um duche, se for banho de banheira cheia não sei se a poupança é muito grande, mas bem dois corpos fazem mais volume que um, logo é preciso menos água.

Assim, além do banho normal, o banho com os progenitores tem-se mostrado uma óptima solução para ele ficar calminho. Mas ainda nos faltava experimentar o banho de balde, não comprei o balde porque achei-o caríssimo para o que é, e como o nosso menino já fica bem relaxado no banho normal, achei que não valia a pena. Mas entretanto emprestaram-me um só para experimentar e devo dizer que fiquei fã e o Luís também. O banho de balde faz os bebés relembrarem o útero, bem não sei se o meu quase três meses depois se ainda associa, mas pronto. Além disso é óptimo para aliviá-los das cólicas, relaxa-os e deixa-os bem calminhos. Depois do banho de balde, o meu Luís fica muito molinho e quentinho, quase num estado sonolento, por isso é um banho ideal para dar antes de os deitar. Em relação à poupança de água, o banho de balde gasta bem menos água do que na banheira normal.

No caso do meu bebé, o banho não é simplesmente um meio de limpeza e higiene é sobretudo uma forma de relaxá-lo e aliviá-lo. Por isso, embora eu saiba que não é essencial dar banho diariamente aos bebés, gosto de o fazer (há sempre alguns dias que não dou) porque acho que lhe faz bem.

Estava eu a pesquisar sobre o banho do balde, já agora é originário da Holanda, quando descobri que Shantala (nome dado a estes baldes) é uma técnica milenar indiana de massagem aos bebés. Frédérick Leboyer foi quem a deu a conhecer ao mundo, tendo-a descoberto numa viagem que fez à Índia, país no qual é habitual as mães fazerem estas massagens aos bebés. Sobre a massagem aos bebés disse:

 "Sim, os bebês tem necessidade de leite,
 Mas muito mais de serem amados e receberem carinho
 Serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados"

E é mesmo verdade, o contacto pele-a-pele, a calma, as massagens, tudo faz um bebé mais calmo. Assim quando me dizem que sorte um bebé tão calmo, não sei se tenho sorte ou se fazemos por isso. Claro que o meu bebé também chora, mas em geral não o deixamos chorar e dou-lhe colo, faço massagens e canto-lhe muito. Um colinho e a voz "encantadora" da mãe fazem-lhe passar muitos dos seus males. Embora também o deixei por vezes sozinho, mas só enquanto vejo que ele está bem-disposto.

Agora cada pessoa sabe o que faz aos seus filhos e como os cria, mas quando oiço coisas como "o bebé só precisa de barriga cheia e rabinho limpo", "chorar faz abrir os pulmões" e "não se deve habituar ao colo", penso que depois admiram-se de os bebés não serem calmos. Claro que acredito que alguns bebés sejam naturalmente mais calmos que outros, mas podemos sempre dar uma ajuda. Pela minha parte ando com o meu bebé no Babyoga, adoro, mas disso falarei mais tarde.

E aqui ficam as massagens indianas.





Já agora acredito que crianças mais felizes e amadas serão melhores adultos, estarei errada?

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...